Algumas verdades sobre ter sócio(s)

Para quem não sabe a Jera tem 5 sócios (@adrianobacha, @bruno_aa_, @jeffmor, @sauloarruda e eu) e quando eu falo isso para as pessoas a reação que elas tem é “caramba! ta louco!”. É claro que a maioria das pessoas não falam, mas ninguém consegue esconder a expressão facial.
Ainda não temos nem 1 ano de empresa, mas acho que já posso compartilhar algumas coisas que pra mim já estão claras, vamos a elas:
- Dinheiro – Se você pensou em “dividir” ele com os seus sócios, você já ta lascado, não é dividir a palavra ser usada/pensada quando você agrega uma pessoa como sócia da sua empresa, ela vai multiplicar o dinheiro da empresa de vocês e que por consequência (veja que maravilha) é o seu dinheiro.
- Sintonia/Afinidade/Química = Bullshit. O seu sócio é o seu irmão apesar de você ter escolhido ele. Outra coisa que vale lembrar é que se hoje você saiu na porrada com ele, amanha você vai ter que dividir a mesa do almoço com ele. E acredite, você vai até amar ele da mesma maneira estranha que você ama seu irmão.
- Democracia – Não cara… você vai ter que convencer ele que a sua ideia é melhor por mais cabeça dura ele parece ser naquele momento, esse negócio de votar é deixar pessoas contrariadas, tristes, bravas e as vezes com sede de vingança.Você não é louco de querer obrigar ele a fazer algo que ele não queira, fazer o que você não quer é sempre um saco, não deixe seus sócios acharem um saco trabalhar na própria empresa.

E outra coisa, não de muito ouvido para o seguinte conselho: “cara, eu já me fudi com sócio, já fui passado pra trás, roubado, enganado, passou a mão na minha bunda e foi embora”. A maioria diz isso, entendo aqueles que já passaram por isso e traumatizaram, mas todos aprendemos rápido que as pessoas “são iguais em proporções diferentes”, traduzindo “algumas são mais filha das p***** que as outras”, agora traduzindo em uma mensagem empreendedora e motivadora “não deixe que os defeitos prevaleçam sobre as qualidades, acredite nas pessoas”.
E se você está com medo de errar, empreender não é o seu lugar!

Muito massa!!! Parabéns.
Muito bom! Tenho acompanhando o trabalho de vcs desde o linguágil aqui em Salvador no ano passado e realmente está bem legal. Cada nova cadeira, local de trabalho, app, contrato, etc. Isto demonstra que é possível sim, empreender com amigos e deixar de lado a escravidão da CLT!
O primeiro ponto: “Dinheiro” foi simplesmente SHOW DE BOLA!
Parabéns!
caralho, cabeçudo, vc falô bunito demais. deu até vontade de ir ali perguntar pro negão se ele nao me aceita como sócio do buteco.
hahaha demorou! valeu!
faz um texto ai de como ser sócio da mulher da gente… será que tô ferrado?? Muito bom o texto, legal mess…
Fala Mauro,
Rapaiz… felizmente ou infelizmente (não sei) eu não sou sócio da minha namorada, não posso falar com propriedade sobre isso hahahaha
Mas eu fiquei pensando se a mulher resolve “choramingar” pedindo alguma coisa e ambos concordarem em tirar dinheiro da empresa… enfim, é uma experiência que vc devia escrever um post! fico no aguardo 🙂
Abraços
Gostei bastaste.
Segue nessa linha!
Que bom seria se todos seguissem essas palavras, independente de ser ou sócio ou apenas na vida:
“não deixe que os defeitos prevaleçam sobre as qualidades, acredite nas pessoas”.
Gostei, quando se fala em pessoas realmente todos nós temos defeitos e muitos, mas só devemos aproveitar suas qualidades oque não presta joga fora…rsrs.. valeu sucesso para todos…
vc convevencer um doidão