Qual o seu objetivo em trabalhar todos os dias ?
Esse artigo não vai falar da máxima que todo empresário diz “eu trabalho para mim e não para os outros!”, máxima essa que eu acho uma tremenda baboseira já que todo empresário vai ter que vender algo para alguém e consequentemente trabalhar.
Eu quero falar sobre o que você está fazendo, o que você está fazendo todos os dias, isso realmente está gerando algum resultado para você ?
Lembro que nos meus tempos de estágio, que eu ganhava R$ 200,00 por mês, foi a época que eu mais trabalhei e mais aprendi. Depois passei a ganhar mais de R$ 1.000,00 e foi nesse momento que o meu trabalho se tornou mais mecânico, eu já sabia programar telas, já tinha feito vários sistemas, então os desafios eram menores, porém os problemas eram maiores e isso não estava nada relacionado ao resultado, ao objetivo, era apenas mais um sistema que iria ficar “pronto”.
É demais você exigir da empresa que você trabalha horas para você fazer o projeto que quiser ? Será mesmo que é muito difícil uma empresa dar um dia inteiro de trabalho para os funcionários simplesmente produzirem algo que eles queiram ? Já vi algumas pessoas compararem programadores com artistas, porém essas mesmas pessoas dão apenas paredes já marcadas onde eles devem pintar, quero ver quem tem coragem de dar apenas um balde de tinta pra esse cara…
E opa! eu tenho uma empresa! Então por que não fazer isso aqui na Jera ? É o que fizemos, o @sauloarruda sugeriu a toda equipe: “Sexta-feira é o dia dos labs!”, todo mundo vai parar o projeto que está trabalhando, juntar com mais uma pessoa da equipe e tocar algum lab junto, a ideia é que todos se envolvam no projeto de todos, algo como um rodizio mesmo, toda sexta-feira vai lá e junta com outra pessoa e aprende o que ela está fazendo, crie, pense, vai e faça!
Como empresário, o que eu vejo são 10 pessoas muito talentosas (fodas) livres para criar novos produtos. E se algum deles quiserem levar o produto deles adiante, conte com a Jera 🙂
Não cheguei nem perto de escrever tudo o que eu queria sobre esse assunto, mas tá aqui um vídeo que mostra tudo e mais um pouco:

Sou seu fã 🙂
Olá, caramba! isso é o que sempre penso que deveria ter, fazer com o os funcionários possam desenvolver suas ideias dentro da empresa junto com outroa colaboradores. Isso pode render bons frutos tanto para o funcionário quanto para a empresa, show de bola o texto.
Ótima idéia
Parabéns
Cara, muito boa essa ideia…
Uma vez eu falei algo parecido com isso e ouvi “Vamos pensar nisso”.
1 ano e pouco depois eu sai da empresa e nada.
Não quando aos outros mas eu “faço programa” (hehe) pelo desafio de fazer as coisas, para ver aquelas linhas (que faz meu pai me chamar de louco) criarem um programa ou uma estrutura e poder dizer “Ta vendo aquela parada lá? Fui eu que fiz”
Exelente iniciativa da sua empresa cara. Parabéns.
Já disse e repito, tenho q pagar qt mesmo pra trampar na jera? 😀
Massa demais o vídeo!
Bacaníssimo post!…
Eu não entendo inglês muito bem, aí pesquisei o vídeo com legenda em português e encontrei, quem quiser ver o link é:
http://www.youtube.com/watch?v=bIhHrL73d4s
Vale a pena…
“Já vi algumas pessoas compararem programadores com artistas, porém essas mesmas pessoas dão apenas paredes já marcadas onde eles devem pintar, quero ver quem tem coragem de dar apenas um balde de tinta pra esse cara…” => muito boa colocação… O ruim é que os gerentes tem receio de deixar o trabalhador mais livre e ele em vez de aproveitar, querer folgar. Só que aí é questão de cultura, vai depender da empresa o que fazer com esses funcionários que não querem ter prazer de trabalhar, mas pelo menos aqueles que querem não deveriam ser prejudicados, poderiam ter momentos pra abrir a cabeça em busca de algo melhor pra eles e pro conhecimento retido na empresa.
Oi Aline,
Concordo com vc sobre o “receio” do gerente em liberar os funcionários para isso, tem funcionário que não sabe lidar com a liberdade… isso vai bem da cultura da empresa e até mesmo da “cultura funcionário”, realmente não é fácil.
Aqui na Jera ainda estamos aprendendo a trabalhar assim, com liberdade, pois nunca trabalhamos de fato com tanta liberdade, é dificil
Todo novo post aqui eu fico com vontade de voltar pro MS e pleitear uma vaga na Jera #sonho =)
Parabéns Bruno pelo post, depois gostaria se possível conhecer teu modelo de negócio 🙂
Bacana!
Esse tipo de coisa é um fator motivador extremamente importante para pessoas que gostam de aprender, criar, e encarar desafios interessantes.
Parabéns pelo ambiente e equipe! Um dia chego lá. 🙂
Ótima iniciativa, desta forma seus profissionais sempre estarão motivados e com uma ótima produtividade. Alias, vocês estão aceitando currículo!? 😛
Forte abraço,
Diego Spiegelberg Zuge