Nossas Retrospectivas
Todo mês fazemos as famosas Retrospectivas na Jera. Quando falamos de SCRUM, as retrospectivas acontecem ao término de cada Sprint, fazemos essa também, mas limitada ao time que está trabalhando no projeto. Esse post se trata das retrospectivas envolvendo toda a equipe.
Sempre que penso nesse assunto, me lembro de um artigo do Manuel Pimentel que trata de forma bem prática, se você não está familiarizado com o termo, recomendo a leitura antes de prosseguir.
Mas, na verdade, o conceito de retrospectiva só nos remete a um assunto que é velho conhecido do pessoal de administração, que é o famoso PDCA. O objetivo de ambos é promover melhoria contínua!
Legal, apesar de ser um assunto aparentemente simples, melhoria contínua trata-se de um dos maiores desafios para qualquer empresa ou pessoa. Para melhorar é preciso saber o que não está bom, e para isso é preciso de humildade para entender e aceitar nossos erros.
As retrospectivas da equipe aqui na Jera sempre causam espanto aos que acabaram de começar conosco. A gente sempre segue o princípio da honestidade, sendo que o todos são encorajados a dizer o que estão sentindo, o que está incomodando e claro, o que deu certo.
Só consideramos que isso seja possível graças a ausência de hierarquias e cobranças “comuns” como pontualidade ou qualquer tipo de formalidade no tratamento. Sentir-se à vontade no trabalho para nós é obrigatório e se algo está te impedindo de conseguir isso, a retrospectiva é o momento certo para discutir o ponto.


Em alguns dias haverá uma retrospectiva do primeiro sprint no projeto que estou e será muito importante nos atentarmos a essas considerações. O post do Manoel Pimentel é muito bom também.
Bacana. Abraço pro pesssoa da Jera.
Já participei de algumas restrospectivas na Jera e queria que tivesse a mesma intensidade na empresa que eu trabalho, usando a honestidade como premissa e sem medo e/ou frescura de receber críticas até muitas vezes pesadas, mas que visam a melhoria da equipe em geral. Muito bom o post!
Esse último parágrafo é realmente o que todas empresas deveriam praticar, precisamos de mais empresas que nem a Jera, pois se sentir motivado é o primeiro passo para ter o máximo possível de produtividade.
Uma retrospectiva sem discussão e briga, é simplesmente uma reunião.
E “reuniões são tóxicas”!